Kognitiv Consultoria Educacional e Psicológica

Curso de Aperfeiçoamento

Sala de Aula: de Situação de Risco a Espaço Acolhedor

Modalidade: Online (Google Meet)
Carga horária: 21 horas
Periodicidade: Aulas quinzenais (3h/ encontro- terças-feiras)
Horário:  18h30 às 21h30
Dias: 09/09 – 23/09 – 07/10 – 15/10 – 21/10 – 04/11 e 18/11.
Público-alvo: Professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e profissionais da educação
Com certificação emitida pela Kognitiv Consultoria Educacional e Psicológica.
Vagas limitadas.

Ementa

O curso propõe uma reflexão crítica sobre a sala de aula como espaço potencialmente gerador de sofrimento ou de segurança emocional e afetiva. Aborda as múltiplas formas de risco que impactam o cotidiano escolar (violência simbólica, preconceito, exclusão, relações abusivas), articulando práticas de escuta, acolhimento e mediação de conflitos. Visa subsidiar ações concretas para a construção de ambientes educativos humanizados, inclusivos e emocionalmente seguros.

Objetivos

Geral:
Promover a compreensão da sala de aula como espaço social que pode tanto reproduzir situações de risco quanto se transformar em um ambiente de acolhimento, segurança e desenvolvimento humano integral.

Específicos:

  • Identificar elementos que configuram a sala de aula como espaço de risco para alunos e professores.
  • Discutir práticas pedagógicas e relações institucionais que favorecem ambientes seguros e acolhedores.
  • Oferecer estratégias de escuta ativa, mediação de conflitos e fortalecimento de vínculos.
  • Propor ações colaborativas entre diferentes atores da escola para humanizar os espaços educativos.

Metodologia

  • Aulas expositivas dialógicas, com mediação crítica e foco na problematização.
  • Análise de casos, rodas de conversa e partilhas de experiências.
  • Indicação de vídeos, filmes e podcasts temáticos.

Desdobramentos de conteúdos

Módulo 1: A sala de aula como espaço social

  • A sala de aula como microcosmo da sociedade
  • A dimensão afetiva do aprender
  • Cultura escolar e relações de poder

Módulo 2: Situações de risco no ambiente escolar

  • Violência simbólica, preconceitos e exclusões
  • Adoecimento docente e discente
  • Assédio, bullying, negligência emocional

Módulo 3: Bullying e Cyberbullying

  • Um olhar psicanalítico do bullying
  • Entendendo o bullying: autor, alvo e espectador
  • A escola como destinatário: como acolher o pedido de ajuda de um aluno em sofrimento psíquico

Módulo 4: Live – Dia do Professor

  • Amor como Verbo: Conversas afetivas com Professores e Professoras

Módulo 5: Educação como cuidado

  • Teorias do cuidado e da empatia
  • Práticas pedagógicas acolhedoras
  • Escola como ecossistema de relações
  • A importância da escuta ativa e do olhar atento

Módulo 6: Planejamento de ações transformadoras (roda de conversa)

  • Mapeamento de riscos e potências na realidade local
  • Estratégias intersetoriais de cuidado
  • Elaboração de plano de ação colaborativo

Módulo 7: Afeto, emoções e sentimentos 

  • Cuidar, escutar e educar como constituição do ser humano
  • Formação do desejo de saber
  • Do conhecimento ao reconhecimento 

Cronograma (7 encontros)

Encontro Tema Carga Horária Datas
1 Módulo 1 3h 09/09
2 Módulo 2 3h 23/09
3 Módulo 3 3h 07/10
4 Módulo 4 3h 15/10
5 Módulo 5 3h 21/10
6 Módulo 6 3h 04/11
7 Módulo 7 3h 18/11

Investimento

  • A partir do dia 01/08 à vista: R$ 300,00 até 20/08. Ou 2 parcelas de RS 175,00.

  • A partir de 21/08 a 08/09 à vista R$350,00. Ou 2 parcelas de R$200,00.

Bibliografia Básica

CAMPOS, Regina Leite. Ética do Cuidado: A invenção feminina do humano. Vozes, 2000.

ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Vozes, 2008.

CHARLOT, Bernard. Os jovens e o sentido do saber. Artmed, 2000. 

DAYRELL, Juarez (Org.). A escola “faz gênero”: sexualidade e educação na contemporaneidade. UFMG, 2003.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. Scipione, 1999.

RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco. A invisibilidade do sofrimento psíquico de crianças na escola. PUC-Rio, 2010.

 

Bibliografia Complementar

TIBA, Içami. Quem ama, educa!. Gente, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica, 2003.

DOLTO, Françoise. Quando os pais se separam. Martins Fontes, 1997.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais reflexões. Cortez, 2003.

DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. UNESCO, 1998.

BELOTTI, Elza. Educação e opressão de gênero. Vozes, 1981.

ROSEMBERG, Fúlvia. Violência simbólica e desigualdade escolar. Cadernos de Pesquisa, 1999.

CYPERUS, Martha & LUCKESI, Cipriano. Avaliação e afetividade na sala de aula. Cortez, 2005.