Curso de Aperfeiçoamento
Modalidade: Online (Google Meet)
Carga horária: 21 horas
Periodicidade: Aulas quinzenais (3h/ encontro- terças-feiras)
Horário: 18h30 às 21h30
Dias: 09/09 – 23/09 – 07/10 – 15/10 – 21/10 – 04/11 e 18/11.
Público-alvo: Professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e profissionais da educação
Com certificação emitida pela Kognitiv Consultoria Educacional e Psicológica.
Vagas limitadas.
Ementa
O curso propõe uma reflexão crítica sobre a sala de aula como espaço potencialmente gerador de sofrimento ou de segurança emocional e afetiva. Aborda as múltiplas formas de risco que impactam o cotidiano escolar (violência simbólica, preconceito, exclusão, relações abusivas), articulando práticas de escuta, acolhimento e mediação de conflitos. Visa subsidiar ações concretas para a construção de ambientes educativos humanizados, inclusivos e emocionalmente seguros.
Objetivos
Geral:
Promover a compreensão da sala de aula como espaço social que pode tanto reproduzir situações de risco quanto se transformar em um ambiente de acolhimento, segurança e desenvolvimento humano integral.
Específicos:
Metodologia
Desdobramentos de conteúdos
Módulo 1: A sala de aula como espaço social
Módulo 2: Situações de risco no ambiente escolar
Módulo 3: Bullying e Cyberbullying
Módulo 4: Live – Dia do Professor
Módulo 5: Educação como cuidado
Módulo 6: Planejamento de ações transformadoras (roda de conversa)
Módulo 7: Afeto, emoções e sentimentos
Cronograma (7 encontros)
Encontro | Tema | Carga Horária | Datas |
---|---|---|---|
1 | Módulo 1 | 3h | 09/09 |
2 | Módulo 2 | 3h | 23/09 |
3 | Módulo 3 | 3h | 07/10 |
4 | Módulo 4 | 3h | 15/10 |
5 | Módulo 5 | 3h | 21/10 |
6 | Módulo 6 | 3h | 04/11 |
7 | Módulo 7 | 3h | 18/11 |
Investimento
A partir do dia 01/08 à vista: R$ 300,00 até 20/08. Ou 2 parcelas de RS 175,00.
A partir de 21/08 a 08/09 à vista R$350,00. Ou 2 parcelas de R$200,00.
Bibliografia Básica
CAMPOS, Regina Leite. Ética do Cuidado: A invenção feminina do humano. Vozes, 2000.
ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Vozes, 2008.
CHARLOT, Bernard. Os jovens e o sentido do saber. Artmed, 2000.
DAYRELL, Juarez (Org.). A escola “faz gênero”: sexualidade e educação na contemporaneidade. UFMG, 2003.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. Scipione, 1999.
RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco. A invisibilidade do sofrimento psíquico de crianças na escola. PUC-Rio, 2010.
Bibliografia Complementar
TIBA, Içami. Quem ama, educa!. Gente, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica, 2003.
DOLTO, Françoise. Quando os pais se separam. Martins Fontes, 1997.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais reflexões. Cortez, 2003.
DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. UNESCO, 1998.
BELOTTI, Elza. Educação e opressão de gênero. Vozes, 1981.
ROSEMBERG, Fúlvia. Violência simbólica e desigualdade escolar. Cadernos de Pesquisa, 1999.
CYPERUS, Martha & LUCKESI, Cipriano. Avaliação e afetividade na sala de aula. Cortez, 2005.